sexta-feira, 20 de julho de 2012

Make: Pincéis.

Todo artista tem seus instrumentos e pra nós, garotas, a maquiagem é definitivamente uma arte. Os pincéis tem uma extrema importância na hora de fazer o make e afinal, quem nunca se pegou pensando que usar o pincel certo para aquele produto facilitaria (e muito!) o nosso trabalho? Na edição de julho da revista Gloss tem uma matéria especial sobre os pincéis que me deixou louquinha pra ir correndo comprar todos e começar a praticar todas as técnicas dos tutoriais que vivo assistindo. Vão aqui algumas dicas...






Pó facial

O pincel tem tamanho médio e formato arredondado. Os menores são mais precisos e também podem ser usados para aplicar blush e pó bronzeador. Retire o excesso de produto com leves batidas para um acabamento suave.


Blush

Existem duas versões: Um com ponta arredondada para aplicação circular, ou chanfrado, que é usado para afinar o rosto (para isso, escolha um blush escuro). O modelo pequeno é mais versátil e serve para passar iluminador e pó de contorno.


Base

De formato chato e arredondado nas pontas, deixa uma textura mais acetinada na pele e é ideal para produtos líquidos. Esse tipo de pincel também pode ser uma boa ferramenta para espalhar corretivo ou outros produtos em creme, como blushes.
Dica: Coloque a base no centro do rosto, que é mais escuro. Espalhe-a bem e dê pinceladas em direção às extremidades sem colocar mais produto.


Corretivo

Com cerdas pouco flexíveis e formato chato, ele espalha o produto embaixo dos olhos sem marcar. Se quiser esconder espinhas ou marquinhas menores, escolha uma versão pequena. Também pode ser usado nos lábios.


Duo Fiber

As cerdas de fibra ótica seguram menos produto. Por isso, ele dá um acabamento mais suave ao make. Pode ser usado para aplicar bases líquidas, blushes, pós iluminadores e bronzers ou para refinar a maquiagem feita com pincel chato.
Dica: Depois de aplicar a base e o corretivo, passe um primer hidratante com o pincel duo fiber. Essa dupla dá um acabamento leve e iluminado.


Sombra

Tem tamanho médio e pode ser arredondado, para aplicar a sombra de forma homogênea e suave. Ou pode ser achatado, cumprindo bem o papel de esfumar o côncavo e dar mais profundidade ao olhar.


Esponja

Ideal para aplicar pigmentos, sombras em pó e glitter, que acabam se esparramando quando você usa os pincéis de cerdas. Umedeça a esponja para usá-la e dê batidas no dorso da mão para tirar o excesso de produto antes de aplicá-lo.


Chanfrado

Para aplicar sombra nas sobrancelhas (o efeito fica muito mais natural que o do lápis) ou fazer traços que imitam delineador com sombra - aliás, uma ótima ferramente para iniciantes no delineador, já que dá mais firmeza ao deslizar.


Lábios

Achatado e pontudo, geralmente é retrátil, para proteger as cerdas e mantê-las uniformes e precisas na aplicação. Serve para contornar e passar batom nos lábios. As cerdas são pequenas e levemente alongadas.


Leque

Esse pincel é a estrela da finalização. Serve para varrer os produtos que caíram, como a sombra embaixo dos olhos, ou o excesso de pó facial. Esse formato também é ótimo para aplicar iluminador, blush ou pó de forma bem suave.

Sintético vs. Natural: A regra é básica, as cerdas naturais retém mais produto e por isso são melhores para maquiagem em pó, por exemplo. Já os pincéis sintéticos são ideais para produtos cremosos, pois têm menor aderência.


Limpeza: É importante manter os pincéis limpos sempre que usar. Pretendo fazer um post apenas sobre como higienizar os pinceis. Mas por enquanto saiba que é indicado o uso de sabonetes líquidos ou shampoos neutros (como aqueles de bebês) ou ainda de produtos próprios para a higienização de pincéis. Deve-se secar bem pra evitar que eles acumulem umidade e criem fungos.



Fonte: Revista Gloss. Nº 58.

Nenhum comentário:

Postar um comentário