domingo, 29 de julho de 2012

Make: Como limpar os pincéis.

Depois daquele post sobre os tipos de pincéis e como usá-los eu tinha que explicar como fazer a limpeza, né? Afinal é de extrema importância manter os pincéis sempre limpinhos pra que durem mais e não acumulem bactérias, fungos e gordura e prejudiquem nossa pele. Além disso os pincéis de sombra, por exemplo, devem ser limpos quando trocamos de cor, pra não alterar o tom. Fazer a higienização é mais fácil do que parece... Vamos lá.




O ideal é usar um sabonete ou shampoo neutro (como aqueles de bebê). Prefira também os produtos líquidos pois os em barra podem conter fórmulas alcalinas que ressecam as cerdas. Existem ainda produtos específicos pra essa função e algumas versões são para limpeza rápida, não exigindo muito tempo de secagem. Essas são ideais para limpar rapidamente os pincéis que serão usados mais de uma vez no mesmo make. No entanto, esse tipo de produto não dispensa a lavagem regular. 






Na hora da limpeza o mais importante é ser delicada, mesmo na correria não dá pra ficar esfregando as cerdas como se elas fossem a cara do seu ex-namorado galinha, elas são bem mais frágeis... just kidding. Também é preciso tomar cuidado pra não molhar a base, isso pode amolecer a cola que gruda as cerdas.


Depois de limpá-los bem com o produto escolhido deixe-os secar naturalmente. O calor do secador, assim como água quente, pode danificar os pincéis.


Com que frequência devo limpar os pincéis?
Isso depende do produto para o qual eles são utilizados e da frequência com que você os utiliza. Pinceis de pó compacto, blush, base mineral e sombras em pó podem ser lavados a cada duas semanas ou uma vez por mês. Já os pincéis de bases, iluminadores, corretivos e outros tipos de produtos em versões líquidas, cremosas ou em gel devem ser higienizados com mais frequência, com um intervalo de uma semana a quinze dias entre uma lavagem e outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário