terça-feira, 7 de agosto de 2012

Um pouco de cor: Combinação.

Eu havia prometido fazer um post sobre combinação de cores e aqui está. Esse assunto causa muitas dúvidas pra nós na hora de escolher o que vestir, eu sei. Mas existe técnica além do bom senso. Pra nos ajudar vamos usar como ferramenta o circulo cromático, que serve pra entendermos melhor as cores e as suas relações umas com as outras. Então vamos lá...




As cores análogas, ou da mesma "família" de tons, são as que estão lado a lado no círculo cromático e são usadas para dar a sensação de uniformidade. Uma composição com elas é em geral é muito elegante, porém deve-se tomar o cuidado para não deixá-la monótona. Combinações de verde ou roxo com o azul ficam lindas.








As cores complementares são posicionadas em lados opostos no círculo cromático e oferecem contraste entre si. Elas quase sempre funcionam bem juntas.  As cores complementares do azul são os tons de vermelho, rosa e laranja. Tá aí a explicação pro estilo navy fazer tanto sucesso.


Para acertar nas combinações não se pode ter medo de errar. O ideal é ir experimentando até mesmo as peças mais improváveis e quando achar harmonioso pode usar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário