quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Como usar: Peplum

O foco na cintura, ditado por Christian Dior e o New Look no fim dos anos 1940, dá as caras novamente, desta vez na forma do peplum – que nada mais é do que um babado estrategicamente posicionado um pouco acima dos quadris. A trend, que conquistou o coração das meninas que não dispensam o visual romântico, dominou as passarelas de primavera/verão de Nova York, Londres, Milão e Paris. Como o babado dá volume à silhueta, é preciso atenção para equilibrar as proporções. Sinal vermelho para mangas bufantes e peças com modelagens amplas. Sinal verde para looks monocromáticos. Diferente de seu uso original, no New look de Dior, agora o babado é melhor aproveitado com composições mais sequinhas.

Logo após a simpática Kate Middleton, mulher do príncipe William, aparecer em vários locais vestindo o blazer com peplum a moda dos babados virou febre.

Mas como todo tipo de roupa, você tem que ter cuidado para não errar. Dependendo do tipo do seu corpo o peplum pode ajudar no look ou arruiná-lo.

Corpo triangular
Para quem tem corpo com ombros mais estreitos e quadris mais avantajados, o melhor são os com menos roda possível, para não aumentar ainda mais a região do quadril.

Corpo triângulo invertido
Já essas devem seguir o contrário, afinal o peplum confere o volume necessário para equilibrar o quadril e os ombros. Use e abuse de babados volumosos e estampados.

Corpo ampulheta
É quase a mesma dica para as garotas com corpo triangular, evita chamar atenção nos quadris, já que eles são naturalmente avantajados.

Corpo oval
Evitem armados, dando preferência a cortes diagonais e tecidos escuros e cortes retos.

Corpo retangular
Use o peplum pra iludir a visão, com cintinho e mangas você pode criar a ilusão de corpo mais curvilíneo.

Para as baixinhas, a dica é investir em looks monocromáticos. Se houver um contraste muito grande entre uma peça e outra, o peplum vai cortar demais a silhueta, dando a impressão de que a pessoa é ainda menor.

E para combinar: O volume já chama atenção por si só. Se quiser destacar o babado do peplum, o ideal é que as outras peças do look sejam mais discretas. Mas também dá para brincar com outro elemento extravagante, como decote profundo, laçarote na blusa, estampa chamativa... Os dois jeitos funcionam!

E como sempre, fotos para inspirar!






Já vou até separando o tecido aqui pra fazer uma blusinha básica com peplum para mim, haha.
Beijos beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário