quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Texto: Vagalumes.




Lá estávamos eu e minha xícara de café quente. Apenas nós duas fazendo companhia a meu bloco de anotações já meio desgastado pelo tempo e pelo uso excessivo. Só restavam algumas folhas e, ao invés de guardá-las para alguma anotação realmente importante, resolvi escrever. Apenas escrever. Era uma manhã de natal e, ao contrário do que aparece em filmes norte-americanos, não havia neve caindo lá fora. Pela fresta da cortina, o sol invadia a sala. Era possível ouvir o canto dos pássaros anunciar a chegada do dia. 

Não sou de acordar cedo, nunca fui. Mas naquele dia simplesmente não consegui permanecer na cama por muito tempo. Mesmo tendo ido dormir já de madrugada, após a ceia e todos os desejos de amor e prosperidade. Naquela manhã, eu somente precisava me levantar. Tentei lutar contra isso, mas meus pensamentos faziam barulho, ainda que lá fora houvesse um silêncio quase que celestial. Você já teve a sensação de que havia um milhão de vagalumes piscando lá dentro de sua cabeça, como se quisessem dizer "Ei, levanta! Essa ideia é muito boa, vá colocá-la em prática." E continuassem "vá, não deixe para depois!" ? E eu não deixei. Acontece que, ao tocar a folha de papel, os vagalumes desapareceram e aqui dentro não havia mais nada além da falta. Falta de ideias, falta de inspiração.

Me levantei, fui até a cozinha e me servi uma xícara de café. Provei e senti o gosto amargo, fazendo careta. Faltava açúcar. Será que existe sabor tão ruim quanto de café não adoçado? Me sentei novamente no sofá que, desta vez, não parecia tão confortável e encarei o bloco de anotações como se minhas olheiras e minha maquiagem de ontem o fossem assustar e ele me permitisse lembrar das coisas e trazer de volta os vagalumes. Num relance, reparei na árvore de natal enfeitada, do outro lado da sala, já sem pacote algum à seus pés. Alguém havia esquecido o pisca-pisca ligado. "Como esse ano passou rápido!" foi o que me veio a mente. "Já devem existir milhares de textos que se iniciam com essa frase, droga!" suspirei.

A verdade é que a proximidade com a virada sempre me trás a necessidade de desejar e planejar coisas para o ano que nascerá. E é impossível conter tal pensamento. "Eu realmente espero que este ano venha acompanhado de muita paz, muita alegria e principalmente de muita esperança. Que não falte saúde, que não falte o pão. Que venha de mãos dadas com mais escritores de cabeceira, mais xícaras de café, mais blocos de anotações. Mas que o café esteja adoçado, com bastante açúcar, por favor. Exatamente como a vida e as pessoas devem ser: doces. Que haja inspiração, que realizemos nossos sonhos, independente de seu tamanho ou da grandeza de seus obstáculos. Que no fim, existam muitos vagalumes em meio às luzes piscantes e que eu possa repetir com saudade, mesmo que soe clichê "Como esse ano passou rápido". " Pensei com os olhos fechados, quase que como um mantra. Tomei a caneta em mãos e escrevi sem hesitar. Analisei a folha e concluí que aquilo daria um bom cartão de natal. "Vai ficar para o ano que vem."

Me levantei e voltei para a cama, me sentindo um pouquinho mais cheia de vida. Talvez seja a tal da esperança, ou o espírito natalino de que tanto falam. Peguei no sono antes mesmo que pudesse chegar à conclusões sobre isso, e sonhei. Do sonho não me lembro, mas meu desejo de natal tenho lido quase todas as manhãs, com muita vontade de que, neste ano, o Papai Noel apareça mais cedo para mim.


- Clarice Marques.

6 comentários:

  1. Hey, já pensou em ser escritora?! É muito difícil encontrar textos tão bem escritos como o seu, hoje em dia. Sinto falta disso! E acho que me identifiquei muito com o texto, com esse "negócio" de ter vagalumes dentro da cabeça. Parabéns! ;)

    Maturidadeemconstrucao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensei sim, Sabrina. Gosto muito de ler e escrevo com bastante frequência... Pode ser que aconteça né, vai saber haha. Mas obrigada pelo carinho, fico feliz que tenha se identificado <3

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada Amanda, você é uma fofa! hahaha beijos

      Excluir
  3. Ei, você escreve muuuuito bem! E que ano que vem seja repleto de vagalumes, de abraços, de sonhos, de realizações, de desejos, de força de vontade, de beijos, de alegria, de todos os tipos de afeto, e principalmente.. de muuuito amor! te amo pra caralh*, e te vejo hoje a noite quando formos ver Amanhecer! hahahah te amo amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaaaaawn também te amo, amiga! Como tu é linda comentando aqui <3

      Excluir